ESTRUTURA DA TERRA:
O tempo é uma condição essencial da
transformação, da dinâmica das estruturas
da Terra. Essa transformação expressa-se no
movimento constante das esferas da natureza.
Tanto movimentos em tempos longos da
natureza quanto movimentos em tempos
curtos da natureza caracterizam a formação
da litosfera, tempos imensuráveis em face à
temporalidade humana.
Nos tempos longos, tratamos dos fenômenos
associados à erosão; nos tempos curtos da
natureza, ganhou primazia a teoria das placas
tectônicas, que explica a deriva continental,
a abertura dos oceanos, os terremotos e boa
parte do vulcanismo.
No desenvolvimento das Situações de Aprendizagem, com os
diversos conhecimentos
priorizados, foram mobilizadas e trabalhadas as seguintes
competências e habilidades:
- Compreender a relatividade dos conhecimentos científicos;
a evolução linear desses
conhecimentos e as rupturas revolucionárias que alteram o
curso das ciências
(exemplificados pela revolução na Geologia – a descoberta do
tempo – e pela revolução
na Geofísica – deriva continental e placas tectônicas).
- Construir as noções de tempo da natureza e tempo humano, e
a relatividade do tempo.
- Construir um olhar e apreender a lógica dos fenômenos
naturais na superfície terrestre,
segundo diversas escalas geográficas.
- Associar padrões de desenvolvimento econômico e social
distintos às maneiras de
realizar o controle passivo das situações de riscos
naturais, ocasionadas pela dinâmica
estrutural da superfície terrestre.
- Interpretar dados e informações para tomar decisões e
enfrentar situações-problema,
tais como a prevenção contra situações de riscos naturais.
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