quarta-feira, 12 de novembro de 2014

ESTRUTURA DA TERRA:


 
O tempo é uma condição essencial da

transformação, da dinâmica das estruturas

da Terra. Essa transformação expressa-se no

movimento constante das esferas da natureza.

 
Tanto movimentos em tempos longos da

natureza quanto movimentos em tempos

curtos da natureza caracterizam a formação

da litosfera, tempos imensuráveis em face à

temporalidade humana.

Nos tempos longos, tratamos dos fenômenos

associados à erosão; nos tempos curtos da

natureza, ganhou primazia a teoria das placas

tectônicas, que explica a deriva continental,

a abertura dos oceanos, os terremotos e boa

parte do vulcanismo.


No desenvolvimento das Situações de Aprendizagem, com os diversos conhecimentos

priorizados, foram mobilizadas e trabalhadas as seguintes competências e habilidades:

- Compreender a relatividade dos conhecimentos científicos; a evolução linear desses

conhecimentos e as rupturas revolucionárias que alteram o curso das ciências

(exemplificados pela revolução na Geologia – a descoberta do tempo – e pela revolução

na Geofísica – deriva continental e placas tectônicas).

- Construir as noções de tempo da natureza e tempo humano, e a relatividade do tempo.

- Construir um olhar e apreender a lógica dos fenômenos naturais na superfície terrestre,

segundo diversas escalas geográficas.

- Associar padrões de desenvolvimento econômico e social distintos às maneiras de

realizar o controle passivo das situações de riscos naturais, ocasionadas pela dinâmica

estrutural da superfície terrestre.

- Interpretar dados e informações para tomar decisões e enfrentar situações-problema,

tais como a prevenção contra situações de riscos naturais.
 


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