correção:
1-Tomando-se como base escalas diferentes, é INCORRETO afirmar que:
Quanto menor for a escala, maior é o
tamanho do mapa e
consequentemente maior é a riqueza de
detalhes.
b) Quanto maior for a escala, maior é o
tamanho do mapa e consequentemente
maior riqueza de detalhes.
c) Quanto menor for a escala, menor o
tamanho do mapa e consequentemente
menor é a riqueza de detalhes.
d) Quanto maior a escala melhor é a
observação dos detalhes
2- Considerando que a distância real
entre duas cidades é de 120km e que a
sua distância gráfica, num mapa, é de 6cm,
podemos afirmar que esse
mapa foi projetado na escala:
a) 1 : 1.200.000
b) 1 : 2.000.000
c) 1 : 12.000.000
d) 1 : 20.000.000
6
cm = 120km
1
cm = x
Portanto:
6 . x = 1 . 120
X= 120/6
X= 20
Portanto
1: 20
3- Foram entregues a um grupo de alunos
de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em
projeção cilíndrica, para servirem como
material de apoio didático a um estudo populacional
e socioambiental de uma determinada
região brasileira.
Assinale a escala do mapa que apresenta
condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.
a) 1: 1.000.000
b) 1: 100.000
c) 1: 600.000
d) 1: 500.000
1 cm = 10 km
1 cm = 1
km
1 cm = 6 km
1 cm = 5km
4-
Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta
entre duas cidades é de 8 cm.
Qual a distância real entre essas cidades?
a) 8000 km
b) 80 km
c) 800 km
d) 8 km
1 cm = 1km
8
cm = x
Portanto:
1 . x = 8.1
X= 8 km
5- Um professor do Curso de Licenciatura
em Geografia entregou aos seus alunos
um mapa feito na escala 1:1.000.000 cuja
distância em linha reta entre duas cidades é de 5 cm.
O
professor pergunta: qual a distância real, em km, entre as cidades?
a) 10
b) 20
c) 50
d) 500
1 cm = 10km
5 cm = x
Portanto:
1 . x = 10.5
X= 50/1
X=50
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