terça-feira, 1 de abril de 2014


correção:


1-Tomando-se como base  escalas diferentes, é INCORRETO afirmar que:

 

Quanto menor for a escala, maior é o tamanho do mapa e

consequentemente maior é a riqueza de detalhes.

b) Quanto maior for a escala, maior é o tamanho do mapa e consequentemente

maior riqueza de detalhes.

c) Quanto menor for a escala, menor o tamanho do mapa e consequentemente

menor é a riqueza de detalhes.

d) Quanto maior a escala melhor é a observação dos detalhes

 

2- Considerando que a distância real entre duas cidades é de 120km e que a

 sua distância gráfica, num mapa, é de 6cm, podemos afirmar que esse

 mapa foi projetado na  escala:

 

a) 1 : 1.200.000          

 b) 1 : 2.000.000   

 c) 1 : 12.000.000 

 d) 1 : 20.000.000

 

 6 cm = 120km  

 1 cm = x

 

Portanto:

 

6 . x = 1 . 120

X= 120/6

X= 20

Portanto

1: 20

 

3- Foram entregues a um grupo de alunos de uma Faculdade cinco mapas temáticos, em

projeção cilíndrica, para servirem como material de apoio didático a um estudo populacional

e socioambiental de uma determinada região brasileira.

 Assinale a escala do mapa que apresenta condições de fornecer uma maior riqueza de detalhes.

 

a) 1: 1.000.000

 b) 1: 100.000        

 c) 1: 600.000        

 d) 1: 500.000

 

1 cm = 10  km

1 cm = 1  km

1 cm = 6 km

1 cm = 5km

 

 

4-  Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta

entre duas cidades é de 8 cm.

 Qual a distância real entre essas cidades?

 

a) 8000 km                       

 b) 80 km       

 c) 800 km            

 d) 8 km 

 

1 cm = 1km  

 8 cm = x

 

Portanto:

 

1 . x = 8.1

X= 8 km

 

5- Um professor do Curso de Licenciatura em Geografia entregou aos seus alunos

um mapa feito na escala 1:1.000.000 cuja distância em linha reta entre duas cidades é de 5 cm.

 O professor pergunta: qual a distância real, em km, entre as cidades?

 

a) 10    

 b) 20    

 c) 50     

   d) 500

 

 

 

 

1 cm = 10km  

5 cm = x

 

Portanto:

 

1 . x = 10.5

X= 50/1

X=50

 

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