terça-feira, 1 de abril de 2014

ATIVIDADE:

EXERCICIOS DE FIXAÇÃO:


E S C A L A

Relação matemática entre distância reais e aquelas que traçamos no gráfico.
Através dessa relação podemos dizer quantas vezes as dimensões reais foram reduzidas

NUMÉRICA NUMERADO = mapa (representada)
DENOMINASDOR = terreno (real)


Ex. = 1 = 1:300.00
300.000

Significa que qualquer medida do mapa é 300.00 vezes menor que o terreno

Ex. = 1:5.000 e maior que 1:5.000.000

Quanto menor o denominador maior será a escala (mais detalhada será)

GRÁFICA = sempre em Km, é necessária o uso de régua.



LEGENDA

símbolos que representam um fenômeno
Ex. Lineares (continuidade)





Questão 01 : Observe o mapa da Região Nordeste do Brasil.




I) De acordo com a escala apresentada, podemos concluir que cada centímetro do mapa
corresponde a __________ Km no terreno.
II) No mapa, a distância em linha reta entre Salvador e Teresina é de 3,5 cm, que
equivale a uma distância real de __________ Km.


Questão 02 : Para realizar uma viagem de 4.200 km entre Nova Iorque – latitude 41ºN e
longitude 74ºW – e São Francisco – 38ºN e longitude 122ºW aproximadamente – foi
traçada uma rota no mapa a seguir. Com base no mapa :

I) Em que escala está o desenho apresentado ? ____________________
II) Quaisl as distâncias entre Nova Iorque e São Francisco a Houston ? __________ e
__________
III) Qual a distância entre o Canadá ao México ? __________









Questão 03 : Desenhe o barco representado, reduzindo-o à metade:


I ) O barco dado é uma . ____________________ do seu barco, pois as dimensões do barco original são ____________________ vezes maiores do que as dimensões do novo barco, ou seja, os lados correspondentes foram reduzidos à metade na mesma proporção.
II) Sabendo que a altura da vela é de 4,5 metros, quais as escalas dos dois desenhos ? ________________ e ________________

Questão 04: A seguir é apresentado o mapa do Brasil em duas escalas diferentes.
Observamos que os dois mapas possuem a mesma forma mas têm tamanhos diferentes.
O mapa da esquerda é uma .......................... do mapa da direita ou o mapa da direita é uma ....................... do mapa da esquerda.


Questão 05: Qual a finalidade da escala em um mapa ?
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________


Questão 06 : Complete as unidades do sistema métrico:
________ – ________ – ________ – m –________ –________ –________


Questão 07 :Uma sala mede ( 8,20 x 5,80 ) m. Um desenho feito na escala 1 : 50 quais serão suas medidas em cm ? ________________

Questão 08: Uma rua está desenhada com 14 mm de largura e mede 28 m. Qual a escala do desenho ? ________________


Questão 09: Num projeto desenhado na escala 1 / 50 a altura de um prédio mede 20 cm. Qual a verdadeira grandeza dessa altura ? ________________


Questão 10: Para representarmos no papel, uma linha reta que no terreno mede 45 m, utilizando-se a escala 1 / 450, pergunta-se: qual será o valor desta linha em cm ?__________

Questão 11 : A distância entre dois pontos, medidas sobre uma planta é de 55 cm. Para uma escala igual a 1 / 250, qual será o valor real desta distância em m ?______________


Questão 12: Relacione as colunas:

( a ) 1 : 250.000 ( ) 1cm = 250 km
( b ) 1 : 25.000.000 ( ) 1cm = 2,5 km
( c ) 1 : 250.000.000 ( ) 1cm = 25 km
( d ) 1 : 2.500.000 ( ) 1cm = 2500 km

Questão 13: Qual das escalas a seguir é a maior e por que ?
a) 1 : 200 ;
b) 1 : 100 ;
c) 1 : 2000;
d) 1 : 5000
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________
_______________________________________________________________________

Questão 14: Indique se uma escala é maior ( > ) ou menor ( < ) que a outra:

( a ) 1 : 500 ( ) 1 : 100
( b ) 1 : 100 ( ) 1 : 1000
( c ) 1 : 1000 ( ) 1 : 5000
( d ) 1 : 5000 ( ) 1 : 500

Questão 15 : Assinale (V) para as alternativas que apresentarem informações corretas sobre a escala e (F) para as alternativas que apresentarem informações incorretas sobre a escala.

(___) a) 1:200.000 (1cm = 20 km)
(___) b) 1:50.000 (1cm = 50 km)
(___) c) 1:12.000 (1cm = 120 km)
(___) d) 1:550.000 ( 1cm = 5.500 km)
(___) e) 1:700.000 (1cm = 7 km)

Questão 16 : Considere três mapeamentos - América do Sul, Brasil e Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) representados, respectivamente, em folhas de papel de ( 20 x 30 ) cm. Em relação a estas representações, pode-se afirmar que :
a) todas as escalas podem ser IGUAIS, desde que ocupem toda a folha de papel.
b) a escala da RMSP é MAIOR do que a do Brasil e da América do Sul.
c) ocupando toda a folha de papel, somente as escalas da América do Sul e do Brasil podem ser IGUAIS.
d) a escala da América do Sul é MAIOR que a do RMSP e a do Brasil.

Questão 17 : Determine as escalas, supondo que na escala gráfica cada divisão dada esteja representando as medidas indicadas, e responda quais as medidas totais das escalas :


Questão 18 : Assinale com V a alternativa verdadeira e com F a falsa :

(___) a) A escala é uma relação entre o tamanho real do objeto ou espaço que se quer representar e sua representação.
(___) b) A cartografia trabalha com escala de redução e de ampliação.
(___) c) A escala numérica tem a forma de fração, onde o numerador representa a unidade de medida no mapa, e o denominador a indicação da medida real.
(___) d) Se a distância entre dois pontos na planta com escala 1:250 é de 80cm, o seu valor no terreno é igual a 200 m.

Questão 19 : Em um mapa topográfico, um dos lados da poligonal representada no papel mede 65 cm. Sabendo-se que a escala do desenho é de 1 : 2.000, a medida real correspondente a esse lado no terreno será ________________ .


Questão 20 : A escala de um desenho em que um dos lados de um polígono que mede, na realidade, 165 m, mas se encontra representado como 55 cm é ________________ .

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