terça-feira, 10 de setembro de 2013


Questões SARESP



exemplos questões anos  anteriores:


1) Considere o fato ocorrido em julho de 2011.Em fiscalização realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), constatou-se que   na produção de fumo, com uso intenso de defensivos agrícolas e jornada de trabalho superior a 12 horas.Durante esse tempo, os menores estiveram sujeitos a exposição, sem proteção adequada, àradiação solar, calor, umidade, chuva, frio e substâncias tóxicas. Não havia sinalização das áreas tratadas por agroquímicos, nem distribuição de equipamentos de proteção individual. Os acusados transportavam a água a ser consumida pelos empregados junto com caixas que continham agrotóxicos. A situação apresentada

(A) indica que está diminuindo o número de desempregados na agricultura.

(B) contribui para mostrar como é prejudicial ao trabalhador o cultivo de fumo no país.

(C) destaca a necessidade de mecanizar a agricultura para impedir o excesso de trabalho humano.

(D) fere o direito fundamental do ser humano que é o de não ser mantido em condição de escravo.

2.. Leia os textos e responda à questão.Texto 1Artigo 1.º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela ONU (Organização dasNações Unidas) em 1948: Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Sãodotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito defraternidade.Texto 2Morador de rua é encontrado morto na Zona Norte de SP Um morador de rua de 74 anos foiencontrado morto na manhã deste domingo (19) na Avenida Elísio Teixeira Leite, no Morro Grande,na Zona Norte de São Paulo. Segundo o boletim de ocorrência sobre o caso, o homem tinha marcasde violência no corpo, principalmente na região da cabeça. Ao lado dele, a polícia encontrou umpedaço de madeira sujo de sangue.Fonte: Portal G1 SP, 19 de junho de 2011A partir da leitura dos textos, está correto concluir que

A) o fato de o morador de rua ter sido encontrado morto em uma avenida na Zona Norte de SãoPaulo não tem relação com o desrespeito aos direitos humanos.

(B) os moradores de rua não são vítimas de violência e exclusão, o que mostra que o caso relatadona notícia é uma exceção e que, portanto, não fere os direitos humanos

(C) a exclusão crônica dos moradores de rua e a constante violência que sofrem nas grandescidades brasileiras revelam um grave desrespeito aos direitos humanos.

(D) o morador de rua encontrado morto na Zona Norte de São Paulo teve os seus direitos humanosreconhecidos e foi tratado com dignidade e fraternidade.

3. Leia o texto.A democracia pode, portanto, existir no Brasil, seus atores existem, seu enredo está sendo escrito acada dia por milhões de mãos e consciências.Então, você sai às ruas e começa a encontrar seus iguais, iguais de um mundo que parecia nãoexistir, mas existe. As pessoas chamadas do bem. Aquelas que constroem a democracia. Aquelasque fazem a Ação da Cidadania existir, pela democracia. Você encontra os princípios vivos eencarnados nas pessoas, você encontra a democracia nas ruas onde ela deve estar: nas pessoas.Em todas elas.Fonte: SOUZA, Herbert de. Democracia e Cidadani In: Democracia: cinco princípios e um fim. São Paulo: Moderna, 1996, p. 75Segundo o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho

(A) as mudanças políticas e sociais são resultado das grandes lideranças.

(B) ao longo da história, as lutas sociais fracassaram em busca da cidadania.

(C) a conquista da democracia e da cidadania é fruto da luta coletiva.

(D) a democracia e a cidadania estão longe de serem conquistadas pela sociedade:

4.A primeira foto a seguir corresponde à morte do jornalista Vladimir Herzog, durante a sua prisãodecretada pela Ditadura Militar brasileira (1964-84) quando os direitos humanos foram violados. Elafoi apresentada pelos militares como a prova de seu suicídio, o que provocou protestos emanifestações de boa parte da população que não acreditou na versão.Ao lado da foto, há o exemplar de uma das fichas dos presos políticos que constavam dos inquéritosdo Estado, e que se encontra no Memorial da Resistência (terceira imagem) junto com objetos e umbanco de relatos orais sobre o período.Para compreender de forma crítica o processo histórico vivenciado pelo Brasil nesse momento
                  

(A) é preciso valorizar os relatos orais dos torturados que constam no acervo do museu, pois elessão as fontes mais fiéis para se chegar à verdade histórica.

(B) é necessário levar em conta os diferentes documentos iconográficos, orais, arquivísticos eoficiais, submetendo-os à análise, para a compreensão do período.

(C) devem ser considerados, com maior relevância, os documentos escritos, pois eles forneceminformações com mais eficiência que os relatos orais.

(D) devem ser mais valorizadas as fontes iconográficas, pois a imagem se aproxima melhor dafidelidade histórica do que os documentos oficiais.

 resposta link abaixo:
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário