Questões SARESP
exemplos questões anos anteriores:
1)
Considere o fato ocorrido em julho de 2011.Em fiscalização realizada pelo
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), constatou-se que na
produção de fumo, com uso intenso de defensivos agrícolas e jornada de trabalho
superior a 12 horas.Durante esse tempo, os menores estiveram sujeitos a
exposição, sem proteção adequada, àradiação solar, calor, umidade, chuva, frio
e substâncias tóxicas. Não havia sinalização das áreas tratadas por
agroquímicos, nem distribuição de equipamentos de proteção individual. Os acusados
transportavam a água a ser consumida pelos empregados junto com caixas que
continham agrotóxicos. A situação apresentada
(A) indica que está diminuindo o número de
desempregados na agricultura.
(B) contribui para mostrar como é prejudicial ao
trabalhador o cultivo de fumo no país.
(C) destaca a necessidade de mecanizar a
agricultura para impedir o excesso de trabalho humano.
(D) fere o direito fundamental do ser humano que é o de não ser
mantido em condição de escravo.
2.. Leia
os textos e responda à questão.Texto 1Artigo 1.º da Declaração Universal dos
Direitos Humanos, proclamada pela ONU (Organização dasNações Unidas) em 1948:
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Sãodotadas de
razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito
defraternidade.Texto 2Morador de rua é encontrado morto na Zona Norte de SP Um
morador de rua de 74 anos foiencontrado morto na manhã deste domingo (19) na
Avenida Elísio Teixeira Leite, no Morro Grande,na Zona Norte de São Paulo.
Segundo o boletim de ocorrência sobre o caso, o homem tinha marcasde violência
no corpo, principalmente na região da cabeça. Ao lado dele, a polícia encontrou
umpedaço de madeira sujo de sangue.Fonte: Portal G1 SP, 19 de junho de 2011A
partir da leitura dos textos, está correto concluir que
A) o fato
de o morador de rua ter sido encontrado morto em uma avenida na Zona Norte de
SãoPaulo não tem relação com o desrespeito aos direitos humanos.
(B) os
moradores de rua não são vítimas de violência e exclusão, o que mostra que o
caso relatadona notícia é uma exceção e que, portanto, não fere os direitos
humanos
(C) a
exclusão crônica dos moradores de rua e a constante violência que sofrem nas
grandescidades brasileiras revelam um grave desrespeito aos direitos humanos.
(D) o
morador de rua encontrado morto na Zona Norte de São Paulo teve os seus
direitos humanosreconhecidos e foi tratado com dignidade e fraternidade.
3. Leia o
texto.A democracia pode, portanto, existir no Brasil, seus atores existem, seu
enredo está sendo escrito acada dia por milhões de mãos e consciências.Então,
você sai às ruas e começa a encontrar seus iguais, iguais de um mundo que
parecia nãoexistir, mas existe. As pessoas chamadas do bem. Aquelas que
constroem a democracia. Aquelasque fazem a Ação da Cidadania existir, pela
democracia. Você encontra os princípios vivos eencarnados nas pessoas, você
encontra a democracia nas ruas onde ela deve estar: nas pessoas.Em todas
elas.Fonte: SOUZA, Herbert de. Democracia e Cidadani In: Democracia: cinco
princípios e um fim. São Paulo: Moderna, 1996, p. 75Segundo o sociólogo Herbert
de Souza, o Betinho
(A) as
mudanças políticas e sociais são resultado das grandes lideranças.
(B) ao
longo da história, as lutas sociais fracassaram em busca da cidadania.
(C) a
conquista da democracia e da cidadania é fruto da luta coletiva.
(D) a
democracia e a cidadania estão longe de serem conquistadas pela sociedade:
4.A
primeira foto a seguir corresponde à morte do jornalista Vladimir Herzog,
durante a sua prisãodecretada pela Ditadura Militar brasileira (1964-84) quando
os direitos humanos foram violados. Elafoi apresentada pelos militares como a prova de seu suicídio, o que
provocou protestos emanifestações de boa parte da população que não acreditou
na versão.Ao lado da foto, há o exemplar de uma das fichas dos presos políticos
que constavam dos inquéritosdo Estado, e que se encontra no Memorial da
Resistência (terceira imagem) junto com objetos e umbanco de relatos orais
sobre o período.Para compreender de forma crítica o processo histórico
vivenciado pelo Brasil nesse momento
(A) é
preciso valorizar os relatos orais dos torturados que constam no acervo do
museu, pois elessão as fontes mais fiéis para se chegar à verdade histórica.
(B) é
necessário levar em conta os diferentes documentos iconográficos, orais,
arquivísticos eoficiais, submetendo-os à análise, para a compreensão do
período.
(C) devem
ser considerados, com maior relevância, os documentos escritos, pois eles
forneceminformações com mais eficiência que os relatos orais.
(D) devem
ser mais valorizadas as fontes iconográficas, pois a imagem se aproxima melhor
dafidelidade histórica do que os documentos oficiais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário