terça-feira, 26 de setembro de 2023

Projeto : LUZ NA CARTOGRAFIA

 Mapas  E.V.A. com LED


Este projeto propõe a organização de uma situação didática que proporcionem atividades manuais e concretas com conteúdos de Geografia conforme o currículo da SEESP. Os alunos confeccionarão inicialmente mapas da cidade, do Estado de São Paulo, do Brasil, depois dos continentes, depois o mapa-múndi, planetas e espaço sideral. Os alunos trabalharão com EVA (“Ethylene Vinyl Acetate”, o nome original dos componentes químicos que compõem a estrutura desse material; em português, eles seriam o etileno, vinil e o acetato), confeccionando e produzindo diversos tipos de mapas, tipo quebra cabeça sobre diversos temas : as regiões do Brasil em cores diferentes ; os blocos econômicos, etc. O projeto será desenvolvido nas aulas de Geografia no ensino fundamental, séries finais e médio. Os alunos confeccionarão um mapa interativo com circuitos, luzes de LED  (O termo LED significa “Light Emitting Diode” - Diodo Emissor de Luz, em português, esse componente converte eletricidade em luz) que localizam os países e suas respectivas capitais. Também será veiculado um fórum com atividades levando-os a participação que envolva o desenvolvimento da competência leitora e escritora. Também será utilizado componentes eletrônicos do KIT modelix para programação dos circuitos. O encerramento do projeto será num dia de reunião de pais e mestres, socializando os mapas de LED,  globos e  demais atividades realizadas, fotos e avaliação do projeto.







sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

 

Robótica educacional

robótica faz com que os alunos tenham uma maior proximidade com a ciência e a tecnologia, áreas do conhecimento que geram grande interesse nos estudantes. Por isso, a programação de robôs gera uma série de benefícios para a qualidade do ensino.


O raciocínio e pensamento lógico são desenvolvidos a partir de muito treino, por isso, se beneficiam de uma abordagem prática – que é a premissa da robótica educativa.








 Teste robô QUIZ - QUESTÕES MATEMÁTICA


Utilizando a  plataforma MODELIX, alunos desenvolveram o robô QUIZ


A programação foi desenvolvida pelos alunos que elaboraram cálculos matemáticos. Robô Quiz  é um robô interativo que permite a criação de competições de perguntas e respostas. É feita uma espécie de corrida  entre os robôs.  Robô Quiz  é um projeto educativo que estimula a competitividade e desenvolve habilidades importantes,  desenvolve  o ensino de programação e robótica, influencia, auxilia e melhora o aprendizado de matérias de ciências humanas, além de melhorar a escrita, desenvolve habilidades importantes da disciplina de matemática, pois, o aluno aprende a organizar melhor suas ideias e pensamentos e estruturar com mais facilidade o texto a ser escrito na programação.

Utilizando o display LCD e dois sensores de toque, uma pergunta aparecerá no display e o grupo que apertar o botão com a resposta correta irá avançar. Quem cruzar a linha de chegada primeiro será o vencedor.



 Jogo futebol robôs - Plataforma Modelix e arduino


Os alunos estudaram e desenvolveram soluções para movimentação, comando e deslocamento dos robôs. Importante ressaltar as soluções desenvolvidas para a  locomoção e maneira " chutar "  conduzir a bola.  O controle utiliza comando usando sistema Bluetooth via Tablet. ou celular.


O sistema do " goleiro" foi projetado e idealizado. Foi necessário programação, vários testes de tempo de acionamento e projeto da estrutura para funcionamento.


Parabéns a todos os alunos envolvidos no projeto!




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segunda-feira, 12 de dezembro de 2022

Jogo futebol com robôs - Disputa pênaltis

COPA DO MUNDO

Jogo de futebol com robôs - Disputa pênaltis




Robótica educacional - Projetos desenvolvidos

 Robótica educacional - Projetos desenvolvidos







A robótica educacional é um exemplo claro de uma metodologia ativa de ensino. O aluno não se contenta mais em ser apenas um mero espectador, ele quer participar. Com esse método, ele assume o protagonismo. Além de atrair a atenção e o interesse dos alunos para o tema da tecnologia e para o conteúdo ensinado, a robótica funciona como ferramenta educativa, visto que, dentre seus inúmeros benefícios, melhora o desenvolvimento cognitivo dos alunos e o processo de aquisição dos conhecimentos aprendidos em sala. Quais são as principais vantagens da utilização da robótica educacional? -aulas mais dinâmicas e interativas; -autonomia do aluno no processo de aprendizagem; -trabalho em equipe; -gestão de tempo; -organização do raciocínio lógico; -aprimoramento da coordenação motora; -estímulo à comunicação para debater sobre o projeto com o grupo A robótica vai muito além da programação de robôs. É, principalmente, um processo de aprendizagem. O objetivo é incentivar jovens a pensar de forma criativa, eficiente, lúdica e prática de modo a resolver os problemas gerados pelo que foi estudado em sala de aula.